Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

27/04/2024 06h31

Foto: Divulgação

Bienal do Livro Bahia 2024

A Bienal do Livro Bahia 2024 marca um dos maiores encontros com foco na literatura do calendário soteropolitano. Até o quarta-feira (1º), o Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, vai receber cerca de 170 atrações em suas áreas temáticas: Café Literário, Arena Jovem e, para o público infantil, Janelas Encantadas. A programação começa às 10h da manhã e durante todo o dia e os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Autores premiados, fenômenos da internet, ativistas, convidados internacionais e artistas que inspiram a cultura brasileira reunidos para debater artes, sociedade, política cultura e seus temas emergentes tendo como alicerce o poder dos livros e da literatura.

Com uma média de 10 atrações por dia, além dos expositores, estandes de livros e ativações presentes no espaço, escolher ao que atender na Bienal pode ser uma verdadeira prova de fogo para os mais indecisos.

Sábado da Vacina

Para oportunizar o acesso à vacina contra a Influenza (gripe) em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará mais uma edição do Sábado da Vacina neste sábado (27), a partir das 8h. Para se proteger, o público apto terá acesso a 39 pontos, que vão além das unidades de saúde, alcançando a população em shoppings, supermercados e locais onde há grande circulação de pessoas.

Podem se vacinar crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas, profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Em Salvador já foram aplicadas mais de 145 mil doses de vacina contra a gripe, uma cobertura de 19% do público-alvo formado por 765 mil pessoas.

Previsão de chuva

O último final de semana de abril tem previsão de chuva em Salvador, conforme da Defesa Civil (Codesal). Neste sábado (27), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de até 70% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Já no domingo (28), o céu estará parcialmente nublado com chances de até 60% de chuvas fracas, a qualquer hora do dia. As temperaturas deverão variar entre 25 °C (mínima) e 30 °C (máxima).

A pasta também atualizou a lista dos maiores acumulados de chuvas em 24 horas registrados em Salvador: Paripe (26,8mm), Paripe -Tubarão (14mm), Retiro (11,2mm) e Chapada do Rio Vermelho (9,4mm). As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec).

Prorrogação

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024. Essa etapa do processo seletivo terminaria na próxima terça-feira (30). A ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (26). 

No primeiro semestre, o Fies oferece 67.301 vagas aos estudantes. De 28 de março até o momento, o MEC já fez cinco chamadas de candidatos em listas de espera do Fundo.

As vagas que não forem ocupadas nesta edição do primeiro semestre serão ofertadas, novamente, no processo seletivo do segundo semestre deste ano. A estimativa é que ao todo, em 2024, o Fies oferecerá 112.168 vagas nos dois processos seletivos.

Para concluir o processo e obter o financiamento, o estudante deve ir até a faculdade escolhida, procurar a comissão permanente que trata do Fies naquela instituição e apresentar a documentação exigida. Somente depois, deverá ir ao banco que vai conceder o empréstimo.

Redes para o Futuro

O Mercado Livre vai realizar mais uma edição do Redes para o Futuro, programa 100% gratuito de formação profissional voltado à educação e à empregabilidade em logística. As inscrições para a turma de maio estão abertas e podem participar profissionais com deficiência, acima dos 18 anos e residentes de Osasco, Região Metropolitana de São Paulo, ou cidades próximas, como Cajamar, Santana de Parnaíba, Caieiras, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato e Jundiaí. Após o encerramento do curso, os formandos poderão participar dos processos seletivos da plataforma. O formulário digital para a inscrição já está disponível.

O Redes para o Futuro terá como parceiro o Senai, referência nacional em educação profissional e tecnológica, além da Talento Incluir, consultoria especializada em soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e que vai contribuir com a formação dos professores e adequação do ambiente físico e do conteúdo. Essa edição contará com 40 horas de carga horária, distribuídas em 40 dias, sendo 5 dias de atividades presenciais por semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. As turmas, compostas por 20 pessoas, serão reunidas na unidade Senai Osasco.

Combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria da Saúde (SMS) de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue neste fim de semana com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na região Distrito Sanitário Barra/ Rio Vermelho. Os agentes vão realizar a aplicação de inseticida de efeito residual e espacial no bloqueio de transmissão de casos notificados.

A SMS também segue realizando atendimentos de solicitações da população. O telefone 156, do Fala Salvador, é o canal de denúncias e pedidos dos munícipes para inspeções e ações contra a dengue.

Balé Jovem de Salvador

Para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29, o Teatro Vila Velha promove neste domingo (28), às 17h, uma sessão do espetáculo “AGNI”, do Balé Jovem de Salvador (BJS). A apresentação ocorrerá no Museu de Arte da Bahia, que fica no Corredor da Vitória, como parte do projeto “O Vila Ocupa o MAB”. Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria do espaço, por R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).

A coreografia é um mergulho nas dinâmicas e qualidades do elemento fogo, da mudança e da transformação, explorando as nuances de intensidade dessa força através do movimento. Corpo, voz, sonoridades e luz se unem em um espetáculo ritual que explora a potência desse elemento que coloca os seres em movimento, reacendendo a chama interna. Também reflete sobre a força capaz de destruir, animar, agregar, entre a brasa e a chama alta um infinito. 

Adoções realizadas por casais homoafetivos

Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado um aumento notável no número de adoções realizadas por casais homoafetivos, refletindo uma mudança significativa nas percepções sociais e legais em relação à diversidade familiar. Após o STF ter autorizado, em 2015, casais homoafetivos a se habilitarem para a adoção, o número geral de adoções aumentou 113% nos últimos quatro anos. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR), 50.838 crianças foram registradas por casais homoafetivos no Brasil entre os anos de 2021 e 2023.

Esse crescimento é atribuído a uma série de fatores, incluindo uma maior aceitação da diversidade e o reconhecimento legal dos direitos desses casais. Com decisões judiciais e legislações mais inclusivas, os casais homoafetivos encontram menos barreiras para iniciar o processo de adoção, o que tem contribuído para o aumento dessas adoções em todo o país. Isso reflete no atual cenário brasileiro.

Na Bahia, passados 10 anos desde a autorização nacional para que os Cartórios de Registro Civil baianos realizem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o número de matrimônios entre casais homossexuais cresceu seis vezes no estado. Em média, são realizadas 241 celebrações por ano no estado, sendo que 51,4% delas são entre casais femininos e 48,6% delas entre casais masculinos.