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Artigo

A China tem conseguido realizar entregas do e-commerce em D3

Sergio Maia

03/05/2024 06h04

Foto: Ilustrativa

A China tem conseguido alcançar uma eficiência extraordinária, no prazo de 3 dias (D3), nas entregas do last mile (última milha do e-commerce), em quase todo o país, que é o terceiro maior em extensão territorial do mundo, atrás apenas da Rússia e Canadá.

Apenas como benchmark, entregas de e-commerce do sudeste para o norte do Brasil chegam a durar 10 a 15 dias.

Esse feito, que agrega muito valor nas vendas do comércio eletrônico, está sendo realizado basicamente por uma combinação de estratégias de infraestrutura logística avançada, tecnologia de ponta, inovação e modelos operacionais adaptativos.

Infraestrutura logística avançada

A China possui uma das redes de transporte mais avançadas e interligadas do mundo, com muita pavimentação nas estradas, trechos de alta velocidade como a Shanghai-Jiading Expressway, ferrovias de alta velocidade e aeroportos que cobrem vastas áreas urbanas e do interior. Isso gera uma rápida movimentação de mercadorias através de diferentes regiões, facilitando o trânsito, utilizando a intermodalidade na sua malha logística, não podemos deixar de pontuar que com todo o crescimento invejável de infraestrutura na China o transporte por duas rodas (bikes e motos) continuam muito fortes, inclusive para cargas também, o que melhora e aumenta as alternativas  da malha de transportes.

Centrais de Distribuição estrategicamente localizadas próximas aos centros urbanos, densamente povoados, o que agiliza o processamento e o despacho dos pedidos.

Empresas chinesas como JD.com, Meituan e Alibaba estão usando também, drones e veículos autônomos para realizar entregas, especialmente em áreas rurais e do interior, ou de difícil acesso, como regiões montanhosas. O, também, reduz o tempo de entrega.

Tecnologia de ponta

A Logística rápida da China é, também, fruto da tecnologia avançada com inteligência artificial, big data e automação para gerenciar e otimizar as operações de transportes, armazenamento e distribuição. 

O forte desenvolvimento de sistemas e aplicativos de e-commerce para a logística tem tracionado a automação e rapidez nos processos, à exemplo de torres de controle, bem customizadas para o país,  com otimização de rotas com algoritmos de roteamento dinâmico que consideram variáveis como tráfego, condições climáticas e demanda em tempo real. Tudo isso, para ajustar rotas e torna-las mais rápidas e eficientes para entregas, além de uma das redes de internet mais rápidas e sofisticadas do mundo, o que aumenta a velocidade no tráfego de dados, tão importante no mundo digitalizado da logística atual.

Inovação 

Redes de distribuição capilares, utilizando também mini-hubs e pontos de venda como locais de estoques avançados mais próximos dos clientes finais. Essa implementação de micro armazéns e pontos de venda como locais de armazenamento ajudam a reduzir o tempo de entrega significativamente.

Superapps plataformas digitais que oferecem diversos serviços integrados de e-commerce em um lugar só, como compras, delivery, transporte, pagamentos, rede sociais, ou seja, fazem quase tudo em um ambiente único, de forma que as informações possam ser acessadas com rapidez e consolidadas em um único local.

Modelos operacionais adaptativos 

Colaboração local, ou seja, parcerias com empresas de transporte e couriers locais e regionais que conhecem suas respectivas áreas e regiões, garantindo rapidez e eficiência na última milha.

Economia compartilhada, incentivo ao uso de recursos compartilhados, inclusive por empresas do mesmo segmento e integrado por plataformas tecnológicas que coordenam as entregas.

Essas práticas combinadas, não apenas aceleram as entregas, mas, também, aumentam a eficiência, tornando as entregas mais precisas e confiáveis elevando a satisfação dos clientes e fortalecendo a competitividade chinesa no mercado de e-commerce.

Não menos importante, salientamos que a China tem uma grande vantagem competitiva mundial, que é ter a mão de obra barata, estas características atraem muitas empresas de logística e tecnologia para lá, as quais absorvem e desenvolvem muito rapidamente inovações no mercado, a um custo baixíssimo, deixando o país em uma posição de vanguarda.

Sérgio Maia -  Consultor e profissional de Logística há 25 anos. s[email protected]

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